ISBN: 978-85-98446-39-4
Os textos são de responsabilidade dos autores, mantido o formato original da sua redação. |
Copyrigh©EcStieler2004-2009 Todos os direitos reservados. All rights reserved.
GT 1: AMBIENTE E CULTURA
Este GT tem como objetivo reunir pesquisadores e estudos para discutir percepção ambiental, diversidade cultural e meio ambiente, tendo como pano de fundo a relação que se estabelece entre eles e ainda buscar indicativos e possibilidades com vistas a Educação e Gestão Ambienta.
Coordenação:
Ivanete Inês Parzianello Carvalho - ivaneteunemat@gmail.com
Marinalva Gomes
GT 2: ETNOMATEMÁTICAE MODELAGEM MATEMÁTICA
O GT tem como proposta reunir pesquisadores, professores no intuito de discutir as percepções sobre Modelagem Matemática e Etnomatemática como prática pedagógica em distintos ambientes de ensino.
Coordenação:
Marinez Cargnin-Stieler - marinez@unemat.br
Ana Paula Truzzi Mauso
Mirian Paresí
GT 3: LINGUAGENS EM CONTEXTOS MULTILINGÜÍSTICOS
Propiciar um espaço de discussão sobre os desafios do trabalho com a linguagem em contextos multilingüísticos para tratar das possibilidades do ensino da língua portuguesa e das línguas estrangeiras modernas em contextos de forte presença indígena e marcada pela diversidade lingüística nas escolas.
Coordenação:
Monica Cidele da Cruz - monicacruz@ibest.com.br
Geni Conceição Figueiredo Zacarkim
Valdomiro Umutina
GT 4: EDUCAÇÃO ESCOLAR E RELAÇÕES RACIAIS
Este GT objetiva socializar pesquisas e estudos relacionados à discussão sobre relações raciais na escola e sobre populações quilombolas e os seus desafios para a educação escola e formação de professores.
Coordenação:
Isaías Munis Batista - isaiasmunis@gmail.com
Luciana Magalhães de França
Rosinei da Silva
GT 5: MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO E EDUCAÇÃO
Este GT tem como objetivo dar visibilidade as experiências didáticas da educação no campo e assim contribuir para as lutas e a resistência das populações rurais excluídas do modelo de mercado global imposto pelo capital.
Coordenação:
Leonice Aparecida de Fátima Alves Mourad - profleo@ig.com.br
Helio Mareio Gonçalves
Claudinei Fernandes
GT 6: IDENTIDADE CULTURAL: PERSPECTIVA HISTÓRICA E SOCIOEDUCACIONAL
Identidade e alteridade tem sido objeto da preocupação de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. A identidade cultural é fator importante na tentativa, sempre fugidia, de compreender e explicar a sociedade. Fugir das simplificações impostas pelos discursos fabricadores de estereotipias requer discutir e compreender as identidades na perspectiva da história, das relações sociais contemporâneas e das suas instituições.
Coordenação:
Alex Sandre Andrade - asandrade@gmail.com
Regiane Cristina Custódio
GT 7: DIREITO, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
O objetivo deste GT é discutir políticas públicas relacionadas a questão da diversidade. Baseia-se na compreensão de que a produção e a socialização do conhecimento em outros contextos culturais podem contribuir para a construção de um sistema de educação escolar mais democrático e dialógico.
Coordenação:
Hellen Cristina de Souza - hellendesouza@gmail.com
Nilce Zonozokemairo
Silvano Carmo de Souza
GT 8: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Este GT objetiva reunir trabalhos relacionados as experiências sobre a educação escolar nas aldeias. Baseia-se na compreensão de que as vivências dos professores indígenas podem lançar novas luzes sobre as praticas pedagógicas nas escolas urbanas.
Coordenação:
Margarete Noronha Valentim – margarete.valentim@pmsapezal.com.br
Elias Renato da Silva Januario
Sandra Paresí






GRUPOS DE TRABALHOS