O Fórum teve por objetivo discutir no
interior da universidade a formação de profissionais comprometidos com uma
prática que se caracterize como culturalmente pertinente e ambientalmente
sustentável e contribuir para a construção de um espaço de discussão das
práticas educacionais que se mostre aberto às mudanças e às transformações que
caracterizam a relação com a diferença. Ampliar e contribuir para a discussão
que relaciona os movimentos sociais no campo, movimento indígena, movimentos
quilombola e as recentes políticas socioambientais no contexto da educação
superior. Para as finalidades deste evento, portanto, reafirmam-se as crenças
nos espaços da educação escolar básica e superior como especialmente
privilegiados para propiciar e fortalecer mudanças culturais. No lugar em que
vivemos, o limite ambiental, as lutas dos povos indígenas, a exclusão gerada
pela concentração de terras e os movimentos sociais no campo, a invisibilidade e
o silêncio dos Afro-descendentes que não se vêem representados na escola,
revelam os limites de um projeto de educação escolar descolado da realidade,
mas, por outro lado, também mostram as possibilidades da construção de um outro
modelo marcado pela busca de uma ação transformadora e comprometida com os
interesses dos grupos que historicamente vêm sendo excluídos dos espaços da
educação escolar pública.
Pela primeira vez, uma parceria entre professores titulados e
militantes dos movimentos sociais recebeu trabalhos de acordo com as regras das
associações científicas do Brasil em Artigos sobre estudos e pesquisas
relacionados a seguintes temáticas:
GT 1: Ambiente e Cultura
GT 2: Etnomatemática e modelagem matemática
GT 3: Linguagens em Contextos Multilinguisticos
GT 4: Educação Escolar e Relações Raciais
GT 5: Movimentos Sociais no Campo e
Educação
GT 6: Identidade cultural: perspectiva histórica
e sócio-educacional.
GT 7: Direito, educação e
diversidade
GT 8: Educação Escolar
Indígena
Durante o fórum, pesquisadores nacionalmente conhecidos e importantes
lideranças dos movimentos participaram de Palestras, Mesas Redondas oficinas,
exposição de fotos e apresentações
culturais.