GT 1: Currículo e
Formação de Professores
Este GT tem como objetivo reunir pesquisadores e estudos para
discutir currículo e formação de professores na perspectiva
da Diversidade Cultural e ambiente, tendo como pano de fundo a relação
que se estabelece entre a formação, a construção do
currículo e as práticas docentes.
Coordenação: Ivanete Inês Parzianello Carvalho – ivaneteunemat@gmail.com
Marinalva Gomes
GT 2: Educação
matemática e tecnologias
O GT tem como proposta reunir pesquisadores, professores no intuito de discutir
as percepções sobre educação matemática e tecnologias
como práticas pedagógica em distintos ambientes de ensino.
Coordenação: Marinez Cargnin-Stieler
Eugênio Carlos Stieler - eugenio@unemat.br
GT 3: Linguagens em Contextos
Multilinguisticos
Propiciar um espaço de discussão sobre os desafios do trabalho com
a linguagem em contextos multilinguisticos para tratar das possibilidades do ensino
da língua portuguesa e das línguas estrangeiras modernas em contextos
de forte presença indígena e marcada pelas diversidades lingüísticas
nas escolas.
Coordenação: Monica Cidele da Cruz – monicacruz@ibest.com.br
Ducinéia Tan Huare
GT 4: Educação
Escolar e Relações Raciais
Este GT objetiva socializar pesquisas e estudos relacionados a discussão
sobre relações raciais na escola e sobre populações
quilombolas e os seus desafios para a educação escolar e formação
de professores.
Coordenação: Isaias Munis - isaiasmunis@gmail.com
Luciana Magalhaes de França
GT 5: Educação
do Campo e Trabalho
Este GT tem como objetivo dar visibilidade as experiências didáticas
da educação no campo e assim contribuir para as lutas e a resistência
das populações rurais excluídas do modelo de mercado global
imposto pelo capital.
Coordenação: Leonice Aparecida de Fátima Alves Mourad - profleo@ig.com.br
Edilsa Andrade
GT 6: Identidade cultural:
perspectiva histórica e socioeducacional
Considerando que identidade e alteridade tem sido objeto de investigação
em diversas áreas do conhecimento, este grupo de trabalho interessa-se por
pesquisas voltadas ao debate acerca de temas como "educação"; "identidade";
"diversidade cultural"; "migração" e "memória". Discutir alguns
conceitos tendo como parâmetro o universo social plural em que nos inserimos
pode possibilitar a compreensão da complexa rede de relações
sociais desse universo.
Coordenação: Alex Andrade - asandrade@gmail.com
Carlos Edinei de Oliveira
GT 7: Educação
Escolar e Multiculturalismo
O objetivo deste GT é discutir políticas públicas
relacionadas a questão da diversidade. Baseia-se na compreensão de
que a produção e a socialização do conhecimento em outros
contextos culturais podem contribuir para a construção de um sistema
de educação escolar mais democrática e dialógica.
Coordenação: Hellen Cristina de Souza - hellendesouza@gmail.com
Edson Bakairi
GT 8: Educação
Escolar Indígena
Este GT objetiva reunir trabalhos relacionados as experiências sobre
a educação escolar nas aldeias. Baseia-se na compreensão de
que as vivências dos professores indígenas podem lançar novas
luzes sobre as praticas pedagógicas nas escolas urbanas.
Coordenação: Maria Margarete Noronha Valentim – margarete.valentim@hotmail.com
Sidnei
Marcos Zunizokae
GT 9: Diversidade Biológica
e Ambiente
Este GT objetiva reunir trabalhos que
abordem as questões sócio-ambientais dando suporte para uma discussão
concisa a cerca das problemáticas ambientais.
Coordenação: Edenir Maria Serigatto e Celice Alexandre Silva - diversidade.ambiente@gmail.com
OFICINAS
Oficina
1: Redes comunicacionais populações tradicionais -
Maria Helena Rodrigues Paes
Oficina
2: Cinema e Ensino de História - José
Amilcar Bertholini
Oficina
3: Artesanato e Pintura Indígena –
Umutina
Oficina
4: História Fundiária Brasileira - Leonice
de Fátima Alves Mourad
Oficina
5: Língua Portuguesa e tecnologias - Isaias
Munis Batista e Monica Cidele da Cruz
|