Os textos são de responsabilidade
dos autores, mantido o formato original da sua redação.
UTILIZAÇÃO
E COMPREENSÃO DA NOMENCLATURA BIOLÓGICA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
DA ESCOLA ESTADUAL WILSON DE ALMEIDA – NOVA OLÍMPIA/MT
Alex Júnior Malheiros
Barbão
Ildebrando Gomes de Oliveira
AMBIENTE
VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTEXTOS
& APLICAÇÕES
Ana Claudia Lemes de Morais
OS
DESAFIOS DA PESQUISA EM LÍNGUAS INDÍGENAS NO BRASIL
Angel Corbera Mori
DIVERSIDADE
LINGUÍSTICA E PRÁTICA DOCENTE
Angel Corbera Mori
POLÍTICAS
DE ACESSO E DIVERSIDADE ÉTNICO- RACIAL NA EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA
Antônia Ustulin
IDENTIDADE
ÉTNICA E FESTAS QUILOMBOLAS NO ESTADO DE MATO GROSSO
Antônio Eustáquio de Moura
A
LINGUÍSTICA COMO DISCIPLINA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
INDÍGENAS - UMA EXPERIÊNCIA NO PROJETO HAYÔ – MAGISTÉRIO
INTERCULTURAL
Áurea Cavalcante Santana
A
PRESENÇA FEMININA NO ASSENTAMENTO ANTONIO CONSELHEIRO – MT
Benedita Deizia de Araújo
Marcia Gomes Freire
NOTAS
SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ASSOCIADO: A EXPERIÊNCIA DOS
PRODUTORES DE RAPADURA DA COMUNIDADE DO ENGENHO VELHO
Camila Emanuella Pereira Neves
Edson Caetano
A
CRIAÇÃO DE “CLUBES DE INTERESSE” NO ENSINO MÉDIO:
ESPAÇO PARA A DIVERSIDADE E O PROTAGONISMO JUVENIL
Carla Regina Eidt
Michele Eidt Tognon
AS
POSSÍVEIS FORMAS DE ENSINO NA BIOLOGIA RELACIONANDO BIODIVERSIDADE E DIVERSIDADE
DE CULTURAS
Caroline Antunes Agostinho
Regiane Cristina Custódio
DIVERSIDADE
E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Cecília de Campos França
UM
OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
E OS GÊNEROS DO DISCURSO
Cinara Almeida Barcelos
Oliveira, Ana Arlinda
PROJETO
XAMÃ: O PROCESSO DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS AUXILIARES
DE ENFERMAGEM INDÍGENA KURÂ-BAKAIRI
Cláudia Maria Guimarães Lopes de Castro
DOAÇÃO
DE SANGUE – UM PROJETO PEDAGÓGICO SOLIDÁRIO
Crisley Dayane de Oliveira Cabral
Alexandre Albino Dias
Rodrigo Antonio Szablewski
MAPAS
CONCEITUAIS: FERRAMENTA FACILITADORA DO APRENDIZADO EM DISCIPLINAS NOS CURSOS DE
BIOLOGIA
Diones Krinski
O
LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Élia Amaral do Carmo Santos
O
ACESSO ÀS ESCOLAS DO CAMPO E O TRANSPORTE ESCOLAR
Ester Simão Lopes Silva
Ana de Medeiros Arnt
UM
ESTUDO DA APLICAÇÃO DA PLANILHA DO BrOffice Calc NO ENSINO DE MATEMÁTICA
FINANCEIRA
Eugênio Carlos Stieler
TRABALHO
DESENVOLVIDO ATRAVÉS DA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DA ESCOLA ATIVA
NAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICIPIO DE JUARA-MT
Evaristo José dos Santos
Maria de Fátima da Silva
Olívia Maria de Jesus
A
GÊNESE DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: ENTRE A RELIGIÃO
E O ESTADO
Ewerton Rezer Gindri
CONTABILIDADE
ECOAMBIENTAL REGISTRO DOS EFEITOS EXTERNOS – UM ENFOQUE PARA OBTER O PIB ECOLÓGICO
Fabiana Pereira Leite Lancelotti
ALGUMAS
CONSIDER/AÇÕES SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA PÚBLICA
DE TANGARÁ DA SERRA
Flavia Krauss
Regiane Cristina Custódio
FORMAÇÃO
DE PROFESSORADO EM TANGARÁ DA SERRA: UMA ESCRITURA SOB(RE) A LÍNGUA
ESPANHOLA
Flavia Krauss
EDUCAÇÃO
ESCOLAR NO CONTEXTO DO ESTADO PLURIÉTNICO: BOLÍVIA PÓS 2008
Flávio Conche do Nascimento
Leonice Aparecida de Fátima Alves
ASSENTAMENTO
ANTONIO CONSELHEIRO: O PAPEL DA MULHER NA LUTA PELA TERRA
Francisca Edilza Barbosa de Andrade
Carvalho
Plínio Olderi Carvalho
Gerson Henrique de Andrade Nossa Lamêgo
EDUCAÇÃO
DO CAMPO EM NOVA OLÍMPIA: DESCOBRINDO CAMINHOS
Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho
Elianai Moreira de Oliveira Carvalho
Gerson Henrique de Andrade Nossa Lamego
A
PRODUÇÃO ASSOCIADA ENQUANTO POSSIBILIDADE DE TRABALHO PARA AS REDEIRAS
DA COMUNIDADE DO LIMPO GRANDE
Ilza Nunes da Cunha Polini
Edson Caetano
MARGARIDA
ALVES: UMA MÁRTIR CAMPONESA
Irani Santana
Milena Ferrari
Rayane Costa
ENSINO
JURÍDICO: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O PROCESSO
DE APRENDIZAGEM E CONSTITUIÇÃO DO ACADÊMICO LEITOR
Jonatas Rodrigues Japiassu dos Santos
ESPAÇOS
E TERRITORIALIDADES INDÍGENAS
Josiani Aparecida da Cunha Galvão
ÍNDICE
DO TABAGISMO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO
DE MATO GROSSO, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
Keity Natalia dos Santos Pereira
Roseani Peixto dos Reis
Janaína Pessoa Soares
Rita de Cássia Servilha
EDUCAÇÃO,
IDENTIDADE E FONTES ICONOGRÁFICAS ATRAVÉS DOS MURAIS DA PRELAZIA
Leonice Aparecida de Fátima Alves
Luciene Aparecida Castravechi
Maria Henriqueta dos Santos Gomes
A
PRÁTICA CURRICULAR E O ESTREITAMENTO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-SOCIEDADE:
ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E ENFERMAGEM
DA UNEMAT/TANGARÁ DA SERRA-MT
Lucas L. Andrade
Diones Krinski
Daniela O. Pinheiro
A
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL:CENTRO DE EDUCAÇÃO
INFANTIL E USÉBIO JUSTINO DE CAMARGO NOVA OLÍMPIA – MT
Luciani Gallo Machado Barreto
Neide da Silva
Solange dos Santos Melo
ENSINO
FUNDAMENTAL E CIÊNCIAS NATURAIS ANALOGIAS E PERCEPÇÕES IMPORTANTES
Lucimar Aparecida da Silva Azambuja
CONSTRUÇÃO
DE FRASE NA LÍNGUA UMUTINA A PARTIR DOS SEUS ELEMENTOS CULTURAIS
Luizinho Ariabô Quezo
AÇÕES
DE COMBATE A HOMOFOBIA NAS ESCOLAS DO PÓLO DO CEFAPRO (CENTRO DE FORMAÇÃO
E ATUALIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO) DE TANGARÁ
DA SERRA-MT - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Marcos Serafim Duarte
POLÍTICAS
PÚBLICAS EDUCACIONAIS INDÍGENAS: UM OLHAR NAS VIVÊNCIAS DAS
ESCOLAS INDÍGENAS NO MUNICÍPIO DE JUARA - MATO GROSSO
Maria do Carmo Barros
GESTAR:
OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO
Maria Elizabeth Rambo Kochhann
Nelson Antônio Pirola
FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO INTERIOR DO ESTADO
DE MATO GROSSO
Maria Elizabeth Rambo Kochhann
Cláudia Landin Negreiros
Renata Barros Abelha Kabeya
ETNOCONHECIMENTO:
UMA POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO PARA O ENSINO
Mariana de Assunção Rodrigues
Rafael Jr. Passador
ESCOLA
E DIREITOS HUMANOS: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA
Marina Dorileo Barros
Leonice Aparecida de Fátima Alves
CONHECIMENTO
TRADICIONAL: TEORIA E PRÁTICA NO ASSENTAMENTO RIO BRANCO EM NOVA OLÍMPIA
MATO GROSSO
Marinalva Gomes
Hellen Cristina de Souza
A
FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO
ESCOLAR INDIGENA
Marinez Cargnin-Stieler
Hellen Cristina de Souza
MODELAGEM
MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: APRECIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA
PELOS SUJEITOS PARTICIPANTES
Marinez Cargnin-Stieler
A
INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL-
AFRO BRASILEIRA NO CURRÍCULLO ESCOLAR
Maristela Mendes Pedroso
UM
OLHAR SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM
Miriam Elisabete Renner.
Maria Edna de Araujo
Osenil Soares da Silva Bueno
A
DIVERSIDADE DAS LÍNGUAS INDÍGENAS EM MATO GROSSO
Mônica Cidele da Cruz
UMA
ATITUDE PARA CURTIR A VIDA
Nasione Rodrigues Silva
Poliana N. Ferreira Leite
EDUCAR
PARA POTENCIALIZAR A EMANCIPAÇÃO HUMANA É EDUCAR PARA O DIVERSO,
PARA O NÃO-IDÊNTICO
Neodir Paulo Travessini
A
TECNOLOGIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Osinéia Albina Brunelli
Marta Maria Pontin Darsie
OS
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Pedro José de Lara
A
PRAÇA COMO LUGAR DA DIVERSIDADE CULTURAL
Rafael Oliveira de Sousa
Carlos Edinei de Oliveira
ERRADICAÇÃO
DO TRABALHO INFANTIL EM MATO GROSSO: A CONTRIBUIÇÃO DA AGENDA DO TRABALHO
DECENTE
Rayane de Paula Costa
Leonice Aparecida de Fátima Alves
Vitale Joanoni Neto
PERCEPÇÃO
DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS SOBRE A TEORIA DA ORIGEM DA
VIDA
Reniel Chaves de Paula
Graciele Neves
Marinez Cargnin-Stieler
AS
PRÁTICAS DE DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES
DA SEDUC/MT NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA
Sandra Maria R S Motter
UNIVERSIDADE
E MOVIMENTOS SOCIAIS: INTERFACES NA PERSPECTIVA DA AGROECOLOGIA E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
Sandro Benedito Sguarezi
Ana Maria de Lima
Anderson Gheller Froehlich
José Pereira Filho
Jorge Luiz Schirmer de Mattos
Gilmar Laforga
MIGRAÇÃO
E HISTÓRIA DOS ESTUDANTES INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS
Sérgio José Both
“MEMORIAL
DE MARIA MOURA”: A RESISTÊNCIA FEMININA EM TERRA DE CORONÉIS
Terezinha Ferreira de Almeida
|