Os textos são de responsabilidade dos autores, mantido o formato original da sua redação.

UTILIZAÇÃO E COMPREENSÃO DA NOMENCLATURA BIOLÓGICA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL WILSON DE ALMEIDA – NOVA OLÍMPIA/MT
Alex Júnior Malheiros Barbão
Ildebrando Gomes de Oliveira

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTEXTOS & APLICAÇÕES
Ana Claudia Lemes de Morais

OS DESAFIOS DA PESQUISA EM LÍNGUAS INDÍGENAS NO BRASIL
Angel Corbera Mori

DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E PRÁTICA DOCENTE
Angel Corbera Mori

POLÍTICAS DE ACESSO E DIVERSIDADE  ÉTNICO- RACIAL  NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Antônia Ustulin

IDENTIDADE ÉTNICA E FESTAS QUILOMBOLAS NO ESTADO DE MATO GROSSO
Antônio Eustáquio de Moura

A LINGUÍSTICA COMO DISCIPLINA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS - UMA EXPERIÊNCIA NO PROJETO HAYÔ – MAGISTÉRIO INTERCULTURAL
Áurea Cavalcante Santana

A PRESENÇA FEMININA NO ASSENTAMENTO ANTONIO CONSELHEIRO – MT
Benedita Deizia de Araújo
Marcia Gomes Freire

NOTAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ASSOCIADO: A EXPERIÊNCIA DOS PRODUTORES DE RAPADURA DA COMUNIDADE DO ENGENHO VELHO
Camila Emanuella Pereira Neves
Edson Caetano

A CRIAÇÃO DE “CLUBES DE INTERESSE” NO ENSINO MÉDIO: ESPAÇO PARA A DIVERSIDADE E O PROTAGONISMO JUVENIL
Carla Regina Eidt
Michele Eidt Tognon

AS POSSÍVEIS FORMAS DE ENSINO NA BIOLOGIA RELACIONANDO BIODIVERSIDADE E DIVERSIDADE DE CULTURAS
Caroline Antunes Agostinho
Regiane Cristina Custódio

DIVERSIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Cecília de Campos França

UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS GÊNEROS DO DISCURSO
Cinara Almeida Barcelos
Oliveira, Ana Arlinda

PROJETO XAMÃ: O PROCESSO DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS AUXILIARES DE ENFERMAGEM INDÍGENA KURÂ-BAKAIRI
Cláudia Maria Guimarães Lopes de Castro

DOAÇÃO DE SANGUE – UM PROJETO PEDAGÓGICO SOLIDÁRIO
Crisley Dayane de Oliveira Cabral
Alexandre Albino Dias
Rodrigo Antonio Szablewski

MAPAS CONCEITUAIS: FERRAMENTA FACILITADORA DO APRENDIZADO EM DISCIPLINAS NOS CURSOS DE BIOLOGIA
Diones Krinski

O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Élia Amaral do Carmo Santos

O ACESSO ÀS ESCOLAS DO CAMPO E O TRANSPORTE ESCOLAR
Ester Simão Lopes Silva
Ana de Medeiros Arnt

UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DA PLANILHA DO BrOffice Calc NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Eugênio Carlos Stieler

TRABALHO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DA ESCOLA ATIVA NAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICIPIO DE JUARA-MT
Evaristo José dos Santos
Maria de Fátima da Silva
Olívia Maria de Jesus

A GÊNESE DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: ENTRE A RELIGIÃO E O ESTADO
Ewerton Rezer Gindri

CONTABILIDADE ECOAMBIENTAL REGISTRO DOS EFEITOS EXTERNOS – UM ENFOQUE PARA OBTER O PIB ECOLÓGICO
Fabiana Pereira Leite Lancelotti

ALGUMAS CONSIDER/AÇÕES SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA PÚBLICA DE TANGARÁ DA SERRA
Flavia Krauss
Regiane Cristina Custódio

FORMAÇÃO DE PROFESSORADO EM TANGARÁ DA SERRA: UMA ESCRITURA SOB(RE) A LÍNGUA ESPANHOLA
Flavia Krauss

EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DO ESTADO PLURIÉTNICO: BOLÍVIA PÓS 2008
Flávio Conche do Nascimento
Leonice Aparecida de Fátima Alves

ASSENTAMENTO ANTONIO CONSELHEIRO: O PAPEL DA MULHER NA LUTA PELA TERRA
Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho
Plínio Olderi Carvalho
Gerson Henrique de Andrade Nossa Lamêgo

EDUCAÇÃO DO CAMPO EM NOVA OLÍMPIA: DESCOBRINDO CAMINHOS
Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho
Elianai Moreira de Oliveira Carvalho
Gerson Henrique de Andrade Nossa Lamego

A PRODUÇÃO ASSOCIADA ENQUANTO POSSIBILIDADE DE TRABALHO PARA AS REDEIRAS DA COMUNIDADE DO LIMPO GRANDE
Ilza Nunes da Cunha Polini
Edson Caetano

MARGARIDA ALVES: UMA MÁRTIR CAMPONESA
Irani Santana
Milena Ferrari
Rayane Costa

ENSINO JURÍDICO: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E CONSTITUIÇÃO DO ACADÊMICO LEITOR
Jonatas Rodrigues Japiassu dos Santos

ESPAÇOS E TERRITORIALIDADES INDÍGENAS
Josiani Aparecida da Cunha Galvão

ÍNDICE DO TABAGISMO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
Keity Natalia dos Santos Pereira
Roseani Peixto  dos Reis
Janaína Pessoa Soares
Rita de Cássia Servilha

EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E FONTES ICONOGRÁFICAS ATRAVÉS DOS MURAIS DA PRELAZIA
Leonice Aparecida de Fátima Alves
Luciene Aparecida Castravechi
Maria Henriqueta dos Santos Gomes

A PRÁTICA CURRICULAR E O ESTREITAMENTO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-SOCIEDADE: ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E ENFERMAGEM DA UNEMAT/TANGARÁ DA SERRA-MT
Lucas L. Andrade
Diones Krinski
Daniela O. Pinheiro

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL:CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E USÉBIO JUSTINO DE CAMARGO NOVA OLÍMPIA – MT
Luciani Gallo Machado Barreto
Neide da Silva
Solange dos Santos Melo

ENSINO FUNDAMENTAL E CIÊNCIAS NATURAIS ANALOGIAS E PERCEPÇÕES IMPORTANTES
Lucimar Aparecida da Silva Azambuja

CONSTRUÇÃO DE FRASE NA LÍNGUA UMUTINA A PARTIR DOS SEUS ELEMENTOS CULTURAIS
Luizinho Ariabô Quezo

AÇÕES DE COMBATE A HOMOFOBIA NAS ESCOLAS DO PÓLO DO CEFAPRO (CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO) DE TANGARÁ DA SERRA-MT - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Marcos Serafim Duarte

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS INDÍGENAS: UM OLHAR NAS VIVÊNCIAS DAS ESCOLAS INDÍGENAS NO MUNICÍPIO DE JUARA - MATO GROSSO
Maria do Carmo Barros

GESTAR: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO
Maria Elizabeth Rambo Kochhann
Nelson Antônio Pirola

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO INTERIOR DO ESTADO DE MATO GROSSO
Maria Elizabeth Rambo Kochhann
Cláudia Landin Negreiros
Renata Barros Abelha Kabeya

ETNOCONHECIMENTO: UMA POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO PARA O ENSINO
Mariana de Assunção Rodrigues
Rafael Jr. Passador

ESCOLA E DIREITOS HUMANOS: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA
Marina Dorileo Barros
Leonice Aparecida de Fátima Alves

CONHECIMENTO TRADICIONAL: TEORIA E PRÁTICA NO ASSENTAMENTO RIO BRANCO EM NOVA OLÍMPIA MATO GROSSO
Marinalva Gomes
Hellen Cristina de Souza

A FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA
Marinez Cargnin-Stieler
Hellen Cristina de Souza

MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: APRECIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PELOS SUJEITOS PARTICIPANTES
Marinez Cargnin-Stieler

A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL- AFRO BRASILEIRA NO CURRÍCULLO ESCOLAR
Maristela Mendes Pedroso

UM OLHAR SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM
Miriam Elisabete Renner.
Maria Edna de Araujo
Osenil Soares da Silva Bueno

A DIVERSIDADE DAS LÍNGUAS INDÍGENAS EM MATO GROSSO
Mônica Cidele da Cruz

UMA ATITUDE PARA CURTIR A VIDA
Nasione Rodrigues Silva
Poliana N. Ferreira Leite

EDUCAR PARA POTENCIALIZAR A EMANCIPAÇÃO HUMANA É EDUCAR PARA O DIVERSO, PARA O NÃO-IDÊNTICO
Neodir Paulo Travessini

A TECNOLOGIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Osinéia Albina Brunelli
Marta Maria Pontin Darsie

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Pedro José de Lara

A PRAÇA COMO LUGAR DA DIVERSIDADE CULTURAL
Rafael Oliveira de Sousa
Carlos Edinei de Oliveira

ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL EM MATO GROSSO: A CONTRIBUIÇÃO DA AGENDA DO TRABALHO DECENTE
Rayane de Paula Costa
Leonice Aparecida de Fátima Alves
Vitale Joanoni Neto

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS SOBRE A TEORIA DA ORIGEM DA VIDA
Reniel Chaves de Paula
Graciele Neves
Marinez Cargnin-Stieler

AS PRÁTICAS  DE  DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES DA SEDUC/MT NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA
Sandra Maria R S Motter

UNIVERSIDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS: INTERFACES NA PERSPECTIVA DA AGROECOLOGIA E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
Sandro Benedito Sguarezi
Ana Maria de Lima
Anderson Gheller Froehlich
José Pereira Filho
Jorge Luiz Schirmer de Mattos
Gilmar Laforga

MIGRAÇÃO E HISTÓRIA DOS ESTUDANTES INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS
Sérgio José Both

“MEMORIAL DE MARIA MOURA”: A RESISTÊNCIA FEMININA EM TERRA DE CORONÉIS
Terezinha Ferreira de Almeida

Copyrigh©2010-Eugênio Carlos Stieler Todos os direitos reservados. All rights reserved.
APOIO
APOIO
REALIZAÇÃO
REALIZAÇÃO
PREFEITURAS
PREFEITURAS
ARTIGOS