Desde o segundo semestre de 2005 o Núcleo de Atividades, Estudos e Pesquisa sobre Educação, Ambiente e Diversidade (NEED) oferece o Pré-vestibular UNE-todos com a pretensão de oportunizar a grupos minoritários a oportunidade de participar de um curso pré-vestibular que visa dar-lhes condições de concorrer a uma vaga no ensino superior. Candidatos oriundos do Ensino Médio de escolas públicas e preferencialmente auto-declarados negros e pardos; indígenas e trabalhadores do campo, oriundos dos assentamentos, que já concluíram o Ensino Médio às vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, em particular a da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O projeto propõe a criação de dois módulos de curso preparatório, realizados semestralmente e contempla os conteúdos constantes no programa de disciplinas apresentado pelo manual do candidato da UNEMAT. São atendidos cinqüenta vestibulandos por semestre letivo e as aulas são ministradas diariamente. O material a ser trabalhado com os alunos é organizado pelo professor responsável pelo conteúdo, priorizando, sobretudo, exercícios de aplicação. O desafio posto desde a primeira edição foi desenvolver um programa que prioriza a discussão dos conteúdos disciplinares Manual do Candidato em um contexto de trabalho docente voluntário. A metodologia trabalhada pelos professores, em geral, é própria de cursinhos pré-vestibulares, oportunizando revisão de conteúdos e conceitos apreendidos na educação básica, através de aulas expositivas dialogadas, neste caso em específico também levam em consideração as particularidades educacionais dos alunos que compõem o universo do Une-Todos. O projeto “UNE-todos” foi executado por nove edições, sendo que na primeira edição não houve levantamento dos concluintes que foram selecionados para o vestibular, a segunda houve a maior aprovação (67%), na terceira a menor (16 %). A aprovação no vestibular da UNEMAT é o esperado, mas mesmo quando este objetivo não é alcançado, percebe-se o crescimento dos alunos e em especial a própria valorização do cursista ao projeto. Os professores que ministram aulas e observam mais de perto o crescimento individual atestam a partir das afirmações dos cursistas que eles têm crescido e ao longo do processo melhorado suas condições para competir em processos seletivos.
Curso Pré-Vestibular UNE-Todos